segunda-feira, 24 de junho de 2013

Festa final de ano

No último dia de aulas, dia 14 de junho, tivemos a nossa festa final de ano, onde cada turma pôde apresentar um número aos seus familiares e onde os finalistas da pré e do 4.º ano puderam se despedir dos colegas.
É uma atividade que envolve muito trabalho e dedicação por parte de todos, mas cujo produto final merece o esforço, a energia e alguns nervinhos à mistura!
Tal como não podia deixar de ser, o nosso número consistiu em dar voz a todas as histórias ouvidas no projeto de turma “Encontro de gerações – avozinha diz-me tu”.

Aqui fica o GUIÃO da festa.


Ana - Boa tarde famílias.
Daciano - A nossa turma vai dramatizar a história de vida de muitas avós que nos visitaram, intitulada “Sonhos de menina”. Esperemos que gostem.
Ana - Numa pequena aldeia, nasceu uma menina no seio de uma grande família. Enquanto as mulheres lavavam a roupa no rio, os homens trabalhavam no campo.
CANÇÂO – Aldeia da roupa branca
Daciano - Essa menina e os seus irmãos também iam para a escola. Uma escola bem diferente da nossa!
CANÇÃO – Hino de Portugal - Heróis do mar


Ana - Como era muita gente e as posses eram poucas, essa menina teve de ir para a cidade arranjar trabalho numa fábrica de calçado, para ajudar os pais a criar os seus irmãos.


CANÇÃO  -  O sonho de menino, de Tony Carreira (adaptado)


Daciano - Na cidade trabalhou, casou, teve filhos e até netos. E duma vida de tanta luta, resta-lhe a solidão e o esquecimento de todos a quem outrora tanto ajudou!
CANÇÃO – Hino à alegria  - de Beethoven (letra adaptada)


Ana - Com esta atuação, queremos mostrar-vos que amamos os nossos avós, que reconhecemos a sua importância e que não queremos esquecê-los num quarto vazio. Queremos que eles façam parte da nossa vida e parte do nosso coração. Pai és, avô serás!!
VIVAM OS AVÓS!!!
(Enquanto cantávamos, sentámo-nos em volta da avozinha, formando um coração).

A Associação de Pais emprestou-nos um cenário que se adequava a uma aldeia, e nós criámos os cenários da fábrica e do quarto. Também, consoante o papel desempenhado tivemos de trazer acessórios. Assim:
Na ALDEIA
As lavadeiras do rio trouxeram: 1 saia comprida, 1 blusa, 1 lenço na cabeça e 1 trouxa de roupa;
Os lavradores: 1 calças velhas, 1 camisa ao xadrez, 1 galochas, 1 chapéu de palha e 1 enxada pequena;
Os dois professores vieram de fatinho e gravatinha, com uma régua de madeira, cada um;
Na CIDADE – fábrica de calçado
Os operários trouxeram: 1 banquinho de madeira pequenino, 1 martelo de madeira e 1 par de sapatos.
No QUARTO
A avozinha estava com camisa de dormir, uns chinelos, uma bengala, uns óculos e vinha de puxo.

REPORTÓRIO MUSICAL

"O sonho de menino" de Tony Carreira (adaptado)

Lembro-me de uma aldeia,
perdida na Beira,
a terra que me viu nascer.
Lembro-me duma menina,
pobre e franzininha,
e que sonhava um dia ser.
Sonhava ser feliz,
ter emprego, ser boa aprendiz,
e uma família formar.
Nessa pequena aldeia,
eu voltaria a estar.
----------------------
E hoje a trabalhar,
não posso esquecer,
aquele lugar,
que me viu nascer,
tão bom recordar,
aquela vidinha,
e os sonhos de menina.

"Hino à alegria" - de Beethoven (letra adaptada)

Escuta familia,
este hino à solidão.
Sinto-me abandonada,
neste grande casarão.
---------------
Vem canta,
vive amando,
e ajudando o teu irmão.
Não me deixes aqui sozinha,
abre o teu coração!
----------------
Ouçam estas palavras,
de quem está aqui a sofrer.
Sinto-me sozinha,
e sozinha vou morrer.
---------------
Come, sing with me,
live, love and be free,
helping your family.
Don't leave me here alone,
open your heart and love everyone!
-----------
Vem canta,
vive amando,
e ajudando o teu irmão.
Não me deixes aqui sozinha,
abre o teu coração!


Sem comentários:

Enviar um comentário