quarta-feira, 12 de junho de 2013

Avozinha diz-me tu…

E este nosso projeto termina este ano com a visita da vovó mais idosa da turma, com 79 anos. Cabelinhos brancos, um pouco cansada de subir as escadas, mas orgulhosa por ter vindo e por ter ouvido o neto a contar a sua história de vida. Lágrimas de alegria e de orgulho corriam nas faces de alguns…
“Olá chamo-me Ludovina Pinto de Almeida, nasci no dia 16 de dezembro de 1934, em casa. A minha mãe chama-se Rosalinda Pinto de Jesus e o meu pai chama-se Luís Coelho de Almeida.
Tenho 8 irmãos, 4 rapazes e quatro raparigas, contudo, um dos meus irmãos faleceu quando tinha meses de idade.
Em pequena costumava jogar às cordas e à macaca. Fui para a escola, mas os meus pais tiraram-me a meio do percurso escolar para tomar conta de uma irmã minha que estava muito doente, para que os meus pais pudessem ir trabalhar e não faltar com alimento em casa.
O meu pai faleceu, tinha eu 13 anos de idade, no dia em que me ia oferecer uma máquina de costura, porque era eu que lhe arranjava a roupa como também as dos meus irmãos.
Comecei a trabalhar muito cedo, para ajudar os meus irmãos e a minha irmã. Trabalhei em fábricas e em casa de senhoras de “empregada doméstica”.
Em 1953 conheci o meu marido, foi amor à primeira vista. Namorámos durante pouco tempo e casámos. Tive 3 filhos: o mais velho chama-se António, a seguir o José Luís e o mais novo Carlos. Quando estava grávida do mais novo, o meu marido faleceu num acidente de mota. Fiquei assim viúva muito nova. Trabalhei muito para criar os meus filhos, para que nunca lhes faltasse nada! Sou uma pessoa muito feliz, com 4 netos maravilhosos, que são a minha alegria!

A vovó Ludovina presenteou-nos com a beleza da sua idade e com uma espetada muito doce, de gomas. Acho que os netinhos vão engordar uns quilinhos!


Sem comentários:

Enviar um comentário