terça-feira, 28 de maio de 2013

Avozinha diz-me tu...

Este mês recebemos ainda a avó do Guilherme, que apesar da sua limitação – não conseguir ouvir e, por conseguinte, ter dificuldade em se expressar, avó e neto fizeram questão de nos visitar, pois o mais importante é o afeto, que pode ser expresso por palavras e atos e, que muitas vezes é mais importante um gesto, pois ele chega a valer mais do que 1000 palavras.

“Olá, o meu nome é Teresa. A minha vida não é um conto de fadas e está longe de o ser, mas aprendi que temos que ser fortes, para ultrapassar certas dificuldades!
Sou a sétima filha de onze irmãos, era uma casa cheia! O meu pai faleceu muito novo e a minha mãe teve que nos criar sozinha.
Quando eu tinha 6 anos, tive um problema de saúde que deixei de ouvir. Fui para a escola, mas durante pouco tempo, pois não conseguia aprender! Mas também era preciso trabalhar, pois eramos muitos à mesa para comer. Foram tempos muito complicados, passou-se muita fome!
Casei com 21 anos, tive 4 filhos: a Júlia, o Armando, o Augusto e a Sara. Criei os meus filhos sozinha, pois o pai deles era emigrante e passava muito tempo fora.
Tenho 5 netos: Isac, Helder, Teresa, Ruben e o Guilherme. O tempo passa, e aqueles que no outro dia eram os meus meninos, são hoje uns homens, que, por vezes, esquecem que estamos aqui! O guilherme é o meu neto mais novo, criei-o desde os 4 meses, com muito carinho e amor. Foi a minha companhia muitas vezes.
Hoje sou uma avó feliz, tenho todos os que gostam de mim à minha volta, sempre preocupados comigo.”


Mais uma vez, pudemos constatar que a vida não é perfeita e, que apesar de tudo, o ser humano vai buscar forças para ultrapassar os obstáculos. A vovó Teresa é um grande exemplo!
No final da visita, o Guilherme presenteou os colegas com uma doce espetada de gomas.


Sem comentários:

Enviar um comentário