segunda-feira, 18 de março de 2013

Avozinha diz-me tu …


       Dia 8 de março, Dia da Mulher, recebemos a avó da Mariana Rafaela, que veio acompanhada pelo seu outro neto Diogo, irmão da Mariana. As manas – Inês e Matilde ofereceram um ramo (com flores do jardim da avó) à professora e outro à avó Odete, que nos contou:


“Chamo-me Maria Odete, tenho 60 anos. Nasci no Porto e sou a mais nova de 3 irmãos. Andei na escola até aos 13 anos, depois saí e fui trabalhar, para ajudar os meus pais, porque o dinheiro era pouco para comer.
         Entretanto cresci e com 18 anos vim morar para Oliveira do Douro, onde conheci o avô da Mariana. Fiquei grávida e casei. Após o pai da Mariana ter nascido, o meu marido foi chamado para o Ultramar. Senti-me muito triste, mas matava as saudades com aerogramas, que a minha mãe escondia e eu chorava muito. Passaram-se assim 2 anos até ele regressar.
         Entretanto tive mais 3 filhos e trabalhava na Real Vinícola. O pai da Mariana como era o mais velho, tinha de tomar conta dos seus irmãos. Foi uma vida difícil, até porque perdi o meu marido muito novo. Lutei muito para que não lhes faltasse nada! Hoje, posso dizer que sou uma avó feliz com 5 netos."
No final da visita, avó e netos ofereceram um bolinho (tipo queijadinha), feito por ela, a cada um de nós, mais um ovinho de chocolate. Obrigada vovó Odete pela sua visita, foi um prazer.




Sem comentários:

Enviar um comentário