segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ler é um prazer...


O David escolheu a história “Dinossauro”, da coleção Disney.
Este livro remete-nos para uma história do tempo em que os dinossauros: uns pequenos e outros gigantes, uns bons e outros ferozes, habitavam a terra.
Um dia, um oviraptor, à procura de uma presa, atacou um ninho de iguanodontes e roubou um ovo. E é aqui que a história começa…
O oviraptor conseguiu escapar, mas deixou cair o ovo num rio, onde foi resgatado por um pteradonte, que o agarrou, mas depressa o largou até que foi cair numa pequena ilha. O ovo acabou por eclodir, e uma família de lémures adotou aquele bebé indefeso, sozinho no mundo! Este iguanodonte cresceu e tornou-se o protetor daquela família.
A dada altura, um cometa gigante cai na terra e incendeia tudo, levando Aladar a fugir com a sua família e a procurar um outro lugar para viver. Até que se cruzaram com uma manada de dinossauros, que passavam num ritmo frenético. Aladar ficou satisfeito por ver alguém da sua família e preocupou-se em ajudar os mais fracos e lentos.
Mais tarde, foram atacados por carnotauros. E debaixo de uma tempestade foram-se abrigar numa gruta, até que ficaram encurralados. Quando a esperança estava a esmorecer, os sobreviventes juntaram as suas últimas forças e unidos desfizeram uma parede rochosa, que os levou ao grande vale do Território dos Ninhos. Só que entretanto, foram novamente atacados por um carnotauro, mas Aladar ensinou-os a defenderem-se. E passou ele a liderar a manada.
No Território dos Ninhos formou família e um novo iguanodonte nasceu, parecido com o pai. Dinossauros e lémures “tinham chegado, por fim, a bom porto.”


Aconselho a leitura desta história a todos pois, apesar de parecer uma história igual às outras, transmite-nos valores um pouco adormecidos na sociedade de hoje…

Sem comentários:

Enviar um comentário