segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ler é um prazer...

 
Antes de   entrarmos de férias, fomos à nossa biblioteca escolher um livro para lermos em casa, fazermos um resumo e apresentarmos à turma.

A Ana escolheu a “História da Égua Branca”, de Eugénio de Andrade.
 
Este livro conta a história do Sr. Cristóvão, pai de três filhos, que tinha uma égua e que como estava a envelhecer, não sabia a quem deixá-la. Aconselhou-se com um seu amigo boticário, que tinha fama de ser homem de engenho, que lhe sugeriu pô-los à prova, confiando a égua a cada um deles durante um tempo.
António foi o primeiro filho a ficar com a égua, mas usou-a para agradar às raparigas e prendeu-a enquanto namorava. Joaquim gostava de música e pensava ensinar à égua algumas habilidades, e exibi-la nas feiras com proveito. Até com o chicote lhe bateu. João amava o animal, mas queria tratá-la como igual. Primeiro levou-a para o quarto, depois dormia com ela na cavalariça, até que por fim, matou o asno do moleiro que queria namorar com ela. O moleiro nem queria acreditar que tinha perdido o seu burro, mas quando avistou aquela égua tão bonita, ficou com ela. E a égua melindrada e farta do tratamento que os três filhos do Sr. Cristovão lhe deram, percebeu que tinha finalmente encontrado o seu verdadeiro dono.
Com esta história aprendemos que tanto o Homem como o animal precisam um do outro, mas que os animais têm as suas necessidades, e é preciso respeitá-las.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário