domingo, 17 de fevereiro de 2013

Avozinha diz-me tu…

Neste mês, visitou-nos a avó da Inês Maria que nos contou …
“Nasci em Avintes. Sou filha mais velha de 7 irmãos. O meu pai sempre trabalhou, a minha mãe sempre foi doméstica.
Fui para a escola com 7 anos. A minha pasta era de papelão. Fiz a 4.ª classe com 11 anos. Logo a seguir, fui trabalhar para ajudar os meus pais. Como era a mais velha também tomava conta dos meus irmãos.
Entretanto fui crescendo e com 18 anos conheci o namorado que é hoje o avô da Inês Maria. Namorei 5 anos, dois deles enquanto o avô da Inês esteve em Ultramar, em Angola. Durante este período, comunicávamos por aerogramas. 
A minha mãe como precisava de ajuda, escondia-me as cartas e só mas dava no fim, ela não gostava muito da lida da casa! Nesta altura, chorei muito! A minha irmã, que tinha 3 anos, começou a perceber e sentava-se nas escadas à espera do correio. Ela costumava dizer:
- “SR. Alberto!”
- Diz minha menina?
- Tem uma carta para a minha irmã? É que a minha mãe esconde-as!
Comecei a trabalhar em calçado, fui gaspeadeira durante 43 anos, numa empresa alemã, de onde me reformei. Hoje sou feliz, porque tenho uma filha e uma netinha.”


Depois da netinha ter lido a história de vida da sua avó, os colegas fizeram-lhe algumas perguntas, entre elas:
- “O que a faria feliz?”
Ao que a avó Fernanda respondeu:
- “Que a minha neta fosse bem comportada na escola e que fosse feliz”.
A professora logo interveio, dizendo-lhe que a Inês comportava-se bem na escola e que via-se na sua cara que era uma criança muito feliz.
Por fim, avó e neta ofereceram um saquinho com guloseimas. Que presente tão docinho!! Muito obrigada vovó Fernanda pela sua visita.


Sem comentários:

Enviar um comentário